Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

Rezar uma nova oração todos os dias que não seja diferente do Pai Nosso...

Pai Nosso

Pater noster, Qui es in caelis, sanctificetur nomem tuum. Adveniat regnum tuum. Fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra. Panen nostrum quotidianum da nobis hodie. Et dimitte nobis debita nostra, sicut et nos dimittimus debitoribus nostri. Et ne nos inducas in tentationem: sed libera nos a malo. Amen.

Oração de São Pio X para a guerra espiritual

São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate. Sede nosso auxílio contra as maldades e as ciladas do demônio. Subjulgue-o Deus, humildemente vos pedimos; e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo poder de Deus, precipitai no Inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos que vagueiam pelo mundo procurando perder as almas.

Camões - soneto

 

Dos céus à Terra desce a mor Beleza,

Une-se à nossa carne e fá-la nobre;

E sendo a humanidade dantes pobre,

Hoje subida fica à mor alteza.

Busca o Senhor mais rico a mor pobreza,

Que ao mundo o seu amor descobre,

De palhas vis o corpo tenro cobre,

E por elas o mesmo Céu despreza.

Como? Deus em pobreza à terra desce?

O que é mais pobre tanto lhe contenta,

Que este somente rico lhe parece.

Pobreza este Presépio representa;

Mas tanto por ser pobre já merece,

Que quanto mais o é, mais lhe contenta.

 

O eterno e o fugaz

“Porque te apoiaste no rei de Aram e não no Senhor teu Deus, as forças do rei de Aram escaparão de tuas mãos” (2Cr 16,7).

Senhor, que Tua cruz seja o meu apoio, dá-me coragem e obediência e amor.

Ensina-me a chorar não pelas perdas do mundo, mas pela perda de Ti.

Que minha única tristeza seja Te ofender, inclusive Tua presença nos irmãos.

Senhor, dá-me a sabedoria de distinguir o que é eterno de tantas coisas que passam,

e a ventura de querer amar o primeiro e ter coragem de desprezar as últimas.

 

Preces - Finados

 

Sacerdote: Irmãos e irmãs, elevemos a Cristo Senhor, que julgará os vivos e os mortos, a nossa súplica em favor de nossos irmãos defuntos:
Todos: Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno!

  1. Dia de ira, aquele dia, que em tudo em cinzas se fará: di-lo Davi e a profecia. E que terror reinará, quando o juiz aparecer a julgar-nos com terror. Lembrai-vos de nós, Senhor.
     
  2. O forte som da trombeta entre os túmulos dos mortos junto ao trono os levará. Todo o mundo há de pasmar, quando a criatura ressurgir para responder ao Juiz. Lembrai-vos de nós, Senhor.
     
  3. Um livro será trazido, no qual tudo está contido para o mundo ser julgado. Quando o Juiz se sentar, tudo será revelado, nada será deixado impune. Lembrai-vos de nós, Senhor.
     
  4. Que poderei dizer, eu pecador? A que patrono rogarei, se nem o homem justo está seguro? Rei soberano em majestade, que por graça nos salvais, salvai-me, fonte de piedade! Lembrai-vos de nós, Senhor.
     
  5. Recordai, piedoso Jesus, que por minha causa descestes dos céus, não me percais naquele dia.  Cansastes-vos ao procurar-me, com vosso sofrimento me redimistes, não seja em vão tanto labor. Lembrai-vos de nós, Senhor.
     
  6. Juiz justo do castigo, dai-me o dom da remissão, antes do dia do juízo. Gemo e choro como réu, o meu rosto cora de vergonha, perdoai-me, ó Deus. Lembrai-vos de nós, Senhor.
     
  7. Já que absolvestes Madalena e escutastes o pedido do bom ladrão, eu me encho de esperança. Mesmo que não mereça ser ouvido, sei que sois bom e misericordioso: livrai-me, Senhor, do fogo eterno. Lembrai-vos de nós, Senhor.
     
  8. Colocai-me junto com as ovelhas, separai-me dos cabritos, ponde-me à vossa destra. Se os malditos, confundidos, serão lançados ao fogo destruidor, que me chameis a estar com os vossos benditos. Lembrai-vos de nós, Senhor.
     
  9. O meu coração está reduzido a cinzas, por isso rogo-vos, Senhor, suplicante e humilde, que não me abandoneis no meu fim. Será um dia de lágrimas aquele dia, em que do pó do qual foi feito, o homem se erguerá para ser julgado. Nesse dia, lembrai-vos de nós, Senhor.

Sacerdote: Perdoai ó Deus, piedoso Jesus, os nossos irmãos defuntos e dai-lhes o repouso que para eles preparastes nas moradas eternas. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém

Ó bem de minh'alma!

 

Ó bem de minh'alma, onde estás?

Onde te foste esconder?

Onde encontrar-te?

Onde procurar-te?

Não vês, Jesus, que a minh'alma

deseja sentir-te a qualquer custo?

Ela te procura por todo lugar,

tu, porém, não te deixas encontrar

a não ser no extravasamento do teu furor,

preenchendo-a de extrema perturbação

e amargura, dando-lhe a entender

quanto a ti ela se destina

e quanto te pertence.

De que vale expressar a gravidade da minha posição?!

Aquilo que compreendo

ao reflexo do teu lume,

não alcanço dizê-lo com linguagem humana,

e quando tento dizer

alguma coisa, balbuciando,

minh'alma descobre que errou

e que mais do nunca

afastou-se da verdade dos fatos.

 

Meu amado!

Deixaste-me para sempre?!

Tenho vontade de gritar e de me lamentar

com voz superlativamente forte,

mas sou fraquíssimo

e as forças não me acompanham.

E, no entanto, o que mais posso fazer

senão fazer chegar ao teu trono

este lamento:

Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?...

 

Minh'alma está inteiramente derramada

sobre o quadro claro

da miséria!

Deus meu! Que eu resista

a tão trágica visão:

retire-se de mim

o teu raio reflexo,

porque eu não resisto

a tão grande contraste.

 

(São Padre Pio de Pietrelcina - Epistolário 1,1089-1090)

Natividade de Nossa Senhora, segundo Padre Vieira

 Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dEla nascesse Deus.

Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança.

Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória.

Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória.

E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus.

Perdas e Ganhos

"Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta" (Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus XVI, 24-27)

Syndicate content