Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

Rosário, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort

Método para rezar com fruto o Santo Rosário, segundo São  Luís Maria Grignion de Montfort:

 

Oferecimento do Terço:


Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente Vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, nela e por Ela. Renuncio a todas as distrações que me vierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o último da minha vida.


Nós Vos oferecemos, Trindade Santíssima, este Credo, para honrar os mistérios todos de nossa Fé; este Pai Nosso e estas três Ave-Marias, para honrar a unidade de vossa essência e a trindade de vossas pessoas. Pedimo-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente. Assim seja.

Rezar o Credo, o Pai-Nosso, três Ave-Marias e o Glória.

Mistérios Gozosos

1º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena, em honra a vossa Encarnação no seio de Maria; e vos pedimos, por esse mistério, e por sua intercessão uma profunda humildade. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério da Encarnação, descei em nossas almas. Assim seja. 

2º Mistério
Nos vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena, em honra da visitação de vossa santa Mãe à sua prima santa Isabel e da santificação de São João Batista; e vos pedimos, por esse mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a caridade para com o nosso próximo. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério da visitação, descei em nossas almas. Assim seja.

3º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena, em honra ao vosso nascimento no estábulo de Belém; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desapego dos bens terrenos e ao amor a pobreza. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério do nascimento de Jesus, descei em nossas almas. Assim seja. 

4º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena, em honra a vossa apresentação ao templo, e da purificação de Maria; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, uma grande pureza de corpo de alma. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério da purificação descei, descei em nossas almas. Assim seja. 

5º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena, em honra ao vosso reencontro por Maria; e vos pedimos, por este mistério; e por sua intercessão, a verdadeira
Ao final: Graças ao mistério do reencontro de Jesus, descei em nossas almas. Assim seja.

Mistérios Dolorosos

1º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena, em honra a vossa agonia mortal no Jardim das Oliveiras; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a contrição de nossos pecados. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério da agonia de Jesus, descei em nossas almas. Assim seja. 

2º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena, em honra a vossa sangrenta flagelação; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe santíssima, a mortificação de nossos sentidos. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério da flagelação de Jesus, descei em nossas almas. Assim seja. 

3º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena, em honra de vossa coroação de espinhos; e vos pedimos por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desprezo do mundo. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério da coroação de espinhos, descei em nossas almas. Assim seja.

4º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena, em honra do carregamento da Cruz; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a paciência em todas as nossas cruzes. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério do carregamento da cruz, descei em nossas almas. Assim seja.
 
5º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena, em honra a vossa crucificação e morte ignominiosa sobre o calvário; e vos pedimos por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alívio das almas do purgatório. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério da crucificação de Jesus descei em nossas almas. Assim seja.

Mistérios Gloriosos

1º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena, em honra a vossa ressurreição gloriosa; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, o amor a Deus e o fervor ao vosso serviço. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério da ressurreição, descei em nossas almas. Assim seja.

2º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena, em honra a vossa triunfante ascensão; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, um ardente desejo do céu, nossa cara pátria. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério da ascensão descei, em nossas almas. Assim seja.

3º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena, em honra do mistério de Pentecostes; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a descida do Espírito Santo em nossas almas. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério de Pentecostes, descei em nossas almas. Assim seja.

4º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena, em honra da ressurreição e triunfal assunção de vossa Mãe ao céu; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, uma terna devoção a tão boa mãe. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério da assunção descei em nossas almas. Assim seja.

5º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus esta quinta dezena, em honra da coroação gloriosa de vossa Mãe Santíssima no céu; e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão, a perseverança na graça e a coroa da glória. Assim seja.
Ao final: Graças aos mistérios da coroação gloriosa de Maria, descei em nossas almas. Assim seja.

Mistérios Luminosos (Complemento - ver nota ao final*)

1º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena, em honra a Vosso Batismo no rio Jordão; e vos pedimos, por esse mistério, e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça de ser cheio e conduzido pelo vosso Espírito Santo. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério do batismo de Jesus, descei em nossas almas. Assim seja.

2º Mistério
Nos vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena, em honra da Vossa manifestação nas bodas de Caná; e vos pedimos, por esse mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, que nunca falte Vossa graça em nossas famílias. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério das bodas de Caná, descei em nossas almas. Assim seja.

3º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena, em honra ao anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a Graça de viver e anunciar o Evangelho. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério do anúncio do Reino de Deus, descei em nossas almas. Assim seja.

4º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena, em honra a vossa transfiguração no monte Tabor; e vos pedimos, por este mistério e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça de sermos configurados a vossa Divina humanidade. Assim seja.
Ao final: Graças ao mistério da transfiguração, descei, descei em nossas almas. Assim seja.

5º Mistério
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena, em honra a instituição da Eucaristia; e vos pedimos, por este mistério; e pela intercessão de vossa Mãe Santíssima, um coração adorador.
Ao final: Graças ao mistério da instituição da Eucaristia, descei em nossas almas. Assim seja.

Saudação Final
Eu vos saúdo, Maria, Filha bem-amada do eterno Pai, Mãe admirável do Filho, Esposa mui fiel do Espírito Santo, templo augusto da santíssima trindade; eu vos saúdo soberana Princesa, a quem tudo está submisso no céu e na terra; eu vos saúdo, seguro refúgio dos pecadores, nossa Senhora da Misericórdia, que jamais repeliste pessoa alguma. Pecador que sou, me prostro aos vossos pés, e vos peço de me obter de Jesus, vosso amado filho, a contrição e o perdão de todos os meus pecados, e a divina sabedoria. Eu me consagro todo a vós, com tudo o que possuo. Eu vos tomo, hoje, por minha Mãe e Senhora. Tratai-me, pois, como o ultimo de vossos filhos e o mais obediente de vossos escravos. Atendei, minha Princesa, atendei aos suspiros de um coração que seja amar-vos e servi-vos fielmente. Que ninguém diga que, entre todos que a vós recorreram, seja eu o primeiro desamparado. Ó minha esperança, Ó minha vida, Ó minha fiel e imaculada Virgem Maria defendei-me, nutri-me, escutai-me, instruí-me, salvai-me. Assim seja. Em Nome do Pai, (+) do Filho e do Espírito Santo. Amém.

(Nota*) Os mistérios luminosos foram incluídos no rosário pelo Papa João Paulo II. A meditação desses mistérios foi extraída do seguinte local: http://www.sacramentodeamor.org.br/pt/oracao/oracoes.php