Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

Perdas e Ganhos

"Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta" (Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus XVI, 24-27)

Comentário: essa não é uma mensagem, é um grito, um clamor. É um grito para romper nossa surdez espiritual; nós que teimamos em querer construir neste mundo um lar permanente.

Somos desterrados, a caminho de nossa pátria. Que loucura seria construir uma casa em terreno que não é nosso! E é exatamente isso que tentamos fazer todos os dias... e ái daqueles que nos colocam obstáculos no caminho...

Sejamos corajosos e assumamos nossa indigência espiritual. Estamos no trem errado, ainda que colorido e com ar condicionado, mas que nos levará à morte eterna. Tomemos o trem cinza que leva ao calvário, que esconde a verdadeira fonte da alegria: Deus mesmo, na pessoa de Jesus Cristo.

Que venham as derrotas neste mundo, de todos os tipos; aquelas que têm origem nos amigos ou nos inimigos, nas circunstâncias deste mundo enorme que não está sob nosso controle, ou em nossas próprias debilidades.

Quem venham também as vitórias, ainda que transitórias, para nos lembrar que podemos alcançar a vitória final, a vida com Deus por toda a eternidade.

Então que os ganhos e as perdas deste mundo sejam faróis para iluminar o destino final que queremos para nós: a vida eterna com Deus, seus anjos e santos.

E que a pessoa mais santa que Deus criou nos ajude hoje e todos os dias de nossa vida neste mundo a carregar a cruz que nos foi confiada: Virgem Maria, Nossa Senhora da Luz e das Dores. Que nossa alegria esteja em estar convosco, em vossa companhia no rosário, neste trem escuro e feio por fora, que é a Igreja, mas que é resplandecente e alegre por dentro. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós.