Os caminhos de Deus para salvar os judeus e os não judeus.
Carta de São Paulo aos Romanos, capítulo XI
1. | Pergunto, então: Acaso rejeitou Deus o seu povo? De maneira alguma. Pois eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. | |
2. | Deus não repeliu o seu povo, que ele de antemão distinguiu! Desconheceis o que narra a Escritura, no episódio de Elias, quando este se queixava de Israel a Deus: | |
3. | Senhor, mataram vossos profetas, destruíram vossos altares. Fiquei apenas eu, e ainda procuram tirar-me a vida (I Rs 19,10)? | |
4. | Que lhe respondeu a voz divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram o joelho diante de Baal (I Rs 19,18). | |
5. | É o que continua a acontecer no tempo presente: subsiste um resto, segundo a eleição da graça. | |
6. | E se é pela graça, já não o é pelas obras; de outra maneira, a graça cessaria de ser graça. | |
7. | Conseqüência? Que Israel não conseguiu o que procura. Os escolhidos, estes sim, o conseguiram. Quanto aos mais, foram obcecados, | |
8. | como está escrito: Deus lhes deu um espírito de torpor, olhos para que não vejam e ouvidos para que não ouçam, até o dia presente (Dt 29,3). | |
9. | Davi também o diz: A mesa se lhes torne em laço, em armadilha, em ocasião de tropeço, em justo castigo! | |
10. | A vista se lhes obscureça para não verem! Dobra-lhes o espinhaço sem cessar (Sl 68,23s)! | |
11. | Pergunto ainda: Tropeçaram acaso para cair? De modo algum. Mas sua queda, tornando a salvação acessível aos pagãos, incitou-os à emulação. | |
12. | Ora, se o seu pecado ocasionou a riqueza do mundo, e a sua decadência a riqueza dos pagãos, que não fará a sua conversão em massa?! | |
13. | Declaro-o a vós, homens de origem pagã: como apóstolo dos pagãos, eu procuro honrar o meu ministério, | |
14. | com o intuito de, eventualmente, excitar à emulação os homens da minha raça e salvar alguns deles. | |
15. | Porque, se de sua rejeição resultou a reconciliação do mundo, qual será o efeito de sua reintegração, senão uma ressurreição dentre os mortos? | |
16. | Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, os ramos também o são. | |
17. | Se alguns dos ramos foram cortados, e se tu, oliveira selvagem, foste enxertada em seu lugar e agora recebes seiva da raiz da oliveira, | |
18. | não te envaideças nem menosprezes os ramos. Pois, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. | |
19. | Dirás, talvez: Os ramos foram cortados para que eu fosse enxertada. | |
20. | Sem dúvida! É pela incredulidade que foram cortados, ao passo que tu é pela fé que estás firme. Não te ensoberbeças, antes teme. | |
21. | Se Deus não poupou os ramos naturais, bem poderá não poupar a ti. | |
22. | Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, bondade para contigo, suposto que permaneças fiel a essa bondade; do contrário, também tu serás cortada. | |
23. | E eles, se não persistirem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para enxertá-los de novo. | |
24. | Se tu, cortada da oliveira de natureza selvagem, contra a tua natureza foste enxertada em boa oliveira, quanto mais eles, que são naturais, poderão ser enxertados na sua própria oliveira! | |
25. | Não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não vos gabeis de vossa sabedoria: esta cegueira de uma parte de Israel só durará até que haja entrado a totalidade dos pagãos. | |
26. | Então Israel em peso será salvo, como está escrito: Virá de Sião o libertador, apartará de Jacó a impiedade. | |
27. | E esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados (Is 59,20s; 27,9). | |
28. | Se, quanto ao Evangelho, eles são inimigos de Deus, para proveito vosso, quanto à eleição eles são muito queridos por causa de seus pais. | |
29. | Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. | |
30. | Assim como vós antes fostes desobedientes a Deus, e agora obtivestes misericórdia com a desobediência deles, | |
31. | assim eles são incrédulos agora, em conseqüência da misericórdia feita a vós, para que eles também mais tarde alcancem, por sua vez, a misericórdia. | |
32. | Deus encerrou a todos esses homens na desobediência para usar com todos de misericórdia. | |
33. | Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! | |
34. | Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro? | |
35. | Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído? | |
36. | Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém. |
Fonte: Bíblia Ave-Maria (http://www.bibliacatolica.com.br/01/52/11.php)