Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

Livro do amigo e do Amado

amigo: alma devota

Amado: Deus

1. O amigo perguntou a seu Amado se havia n'Ele alguma coisa ainda por amar. O Amado respondeu-lhe que sim: ainda restava por amar aquilo que podia multiplicar o amor do amigo.

2. Os caminhos pelos quais o amigo busca seu Amado são longos, perigosos, povoados de considerações, de suspiros e de prantos, e iluminados de amores.

3. Juntaram-se muitos para amar a um Amado que a todos cumulava de amores. Cada um deles tinha plenamente para si o Amado e seus prazerosos pensamentos, que lhes traziam gozosas consolações.

4. Chorava o amigo e dizia: - Quando chegará a hora em que cessarão no mundo as trevas e os caminhos infernais? E quando a água, que costuma descer, ganhará a tendência natural de subir? E quando será em maior número os inocentes que os culpados? Ah! quando se gabará o amigo de morrer pelo seu Amado? E quando o Amado verá o amigo fenecer pelo seu amor?

5. Disse o amigo ao Amado: - Tu que cumulas o sol de esplendor, cumula meu coração de amor. Respondeu-lhe o Amado: - Se não estivesses já repleto de amor, não estariam teus olhos em pranto, nem terias vindo a este lugar para ver o teu Amado.

(Raimundo Lúlio - O Livro do Amigo e do Amado)