Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

Segundo domingo da Quaresma

Transfiguração

 

Não temos mais a proibição dada a nossos irmãos hebreus da primeira Aliança de olhar para Deus, pois lhes foi ensinado que aquele que O visse morreria imediatamente, como que fulminado por um raio.

Talvez essa seja a explicação porque Pedro, João e Tiago se prostaram quando viram Jesus transfigurado, junto com Moisés e Elias. Se Moisés e Elias já estavam junto de Deus, como criam o povo escolhido, então aquela situação tinha um potencial terrível de se olhar para Deus diretamente...(São Mateus XVII, 1-9)

... E de fato, eles estavam a contemplar o Verbo de Deus encarnado, o Filho de Deus, que é da mesma substância de Deus Pai... (pausa)

Mas não morreram ante essa visão magnífica, mas, ao contrário, ouviram palavras consoladoras de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Levantai-vos, e não tenhais medo" e, em seguida, "Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do homem tenha ressuscitado dos mortos".

Jesus já ressuscitou dos mortos, "Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus desde toda a eternidade." (2ª. Epístola a Timóteo I,9)

Temos tudo agora, porque temos Jesus Cristo em sua Igreja, isto é, nos sete sacramentos. Jesus nos espera nesta Quaresma para o sacramento da reconciliação, a confissão de nossos pecados, para nos livrar da morte e nos dizer com palavras divinas, pela boca de um sacerdote, que muitas vezes julgamos distante e inacessível "levanta filho, não tenhas medo, todos os teus pecados estão perdoados".