Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

O Batismo do Senhor

O Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina que devemos ter plena confiança na vontade de Deus. João sabia que não era ele quem devia batizar o Senhor, mas o Senhor é quem devia batizá-lo. Mas era preciso cumprir toda a justiça, toda a vontade de Deus.

Jesus foi verdadeiramente obediente em tudo, extinguiu toda a vaidade enraizada na natureza humana decaída. Nele podemos vislumbrar a vida perfeita, dominada pela vontade de Deus. O criador do batismo que nos abriu a porta dos céus foi batizado pelo homem do deserto, João Batista. E depois, esse homem do deserto foi saindo de cena, pois era necessário que ele diminuísse para que Jesus crescesse!

Verdadeiramente João Batista viu o Salvador não só com os olhos deste mundo, mas com os olhos do adorador de Deus. João Batista, o batizador do Jordão, ao batizar o Cristo, na verdade o adorou, em toda sua humildade e força de homem experimentado pelo deserto.

Agora é nossa vez de vivermos nosso batismo, marca indelével do amor de Deus em nossas almas. Como disse Isaías, Jesus veio não para quebrar uma cana rachada, nem para apagar o pavio que ainda fumega (Is 42,1-7), mas para abrir os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livar do cárcere os que vivem nas trevas. Eis a missão de Jesus, eis a nossa, batizados, filhos da luz.