Skip navigation.
Home
Seguindo a estrela de Belém

Domingo da Alegria - Quaresma

Nossa Senhora da LuzSomos chamados neste domingo da alegria a refletir se de fato possuímos a iluminação para as realidades do alto que nos foi dada no Batismo, ou se esta iluminação foi se tornando opaca nos descaminhos de nossa vida.

Nascemos cegos por causa do pecado e da ignorância. No Batismo recebemos a visão para as realidades de Deus. Recebemos a fé, a esperança e a caridade, dons gratuitos de Deus, que nos permitem viver com o coração voltado para a pátria celeste, suportando todas as tribulações desta vida, inclusive as tentações.

Mas nem sempre conseguimos resistir ao pecado, e aí reside toda a nossa desgraça. Sim, perdemos a graça. Perdemos a visão do alto, e começamos a procurar somente as consolações terrenas: prazeres fugazes, poder, dinheiro, distrações, modas, vaidades e vaidades, e a luz vai apagando, apagando, até chegarmos ao ponto de quase nos esquecermos de que somos cristãos.

Mas não há razão para desesperança e muito menos para desespero. Nosso Senhor Jesus Cristo pode e quer curar a cada um de nós. Deixemos que este domingo da alegria, esse quarto domingo da quaresma seja a data marcada em nossas vidas como o dia em que Deus nos ungiu com o óleo da alegria, converteu novamente nossos corações para a direção do céu. Que esse indescritível desejo de amar a Deus sobre todas as coisas, que é o primeiro mandamento, domine sobre todas as demais consolações humanas, materiais, frágeis, temporárias, que arrumamos ao longo de nossas vidas.

Jesus, nós estávamos cegos e o Senhor nos curou. Jesus, tudo que é condenável em nossas vidas, o Senhor revelou. As trevas foram dissipadas pelo poder de Seu Amor.

Nossa Senhora da Luz, ajudai-nos a manter a luz da fé acesa até o final de nossa peregrinação.